quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Guia para Londres - Walk Like a Londoner

No primeiro dia de passeio, decidi dedicar-me a conhecer as principais atracções da cidade a pé. A verdade é que continua a ser a melhor forma não só para conhecermos, mas principalmente para nos envolvermos com a atmosfera de uma cidade.
 Resumidamente este foi o meu percurso:

Embora tenha saído em Waterloo e percorrido uns metros ao lado do rio Tamisa, o primeiro ponto de visita foi Westminster. O que há lá? O mais que famoso Big Ben, acopolado à Westminster Abbey. A própria Westminster Bridge também é bonita e se a atravessarem poderão chegar ao London Eye e espaço à volta (mas não o fiz).



Seguindo caminho, dirigi-me para o St. James Park que fica apenas a 10 minutos a pé. Embora seja um parque relativamente pequeno, é bem conservado e na ponte que atravessa o lago conseguem ver de um lado o London Eye e do outro um pequeno vislumbre do Buckingham Palace.



A paragem seguinte foi mesmo a entrada do Buckingham Palace. Cheguei antes da mudança dos guardas às 11.30h, mas não fiquei para ver, visto que já estava inundado de turistas e provavelmente não conseguiria vislumbrar mais do que os típicos chapéus. É um edifício imponente e lindíssimo, assim como os jardins que o rodeiam.


A partir daí rumei ao Green Park, famoso por ter o "Caminho da Rainha" que faz ligação para a rua Picadilly. O parque em si não é nada de especial comparando com o St. James ou Hyde Park, mas é uma passagem concorrida.
Chegamos então à rua cujo "circus" é o ponto mais famoso de Londres, com lojas enormes e ecrãs publicitários gigantes. Pela rua encontram imensas lojas, cujas montras são pensadas ao pormenor e originais.

Uma das livrarias mais antigas e bonitas que já vi



Continuei em direção a Leicester Square, para visitar a famosa loja dos M&M's - M&M's World. É mais pequena que a de Nova Iorque, mas tem mais andares. Mesmo que não gostem dos chocolates, é um espaço muito engraçado com coisinhas giras dedicadas à marca (e tem wc gratuito!).


Ainda fui ver o Convent Garden (com dificuldade, porque estava sobrelotado), mas como se aproximava a hora de almoço decidi seguir a sugestão de uma blogger/youtuber portuguesa que vive em Londres, a TheJuicyGlambition e experimentar o "HomeSlice Pizza". Digo que vale muito a pena, nem que seja para admirar a pérola escondida que é o Neal's Yard com as suas cores pastel e luzes bonitas, que me levaram a pensar em fadas. A pizza é mesmo boa, tem o lado bom que é poder-se pedir apenas uma fatia e foi das refeições mais em conta que fiz em Londres: 4 libras (+/- 5€), sendo que a água foi oferecida..



O trajecto que fiz a seguir a pé, se escolhesse hoje teria feito de autocarro. Basicamente, como Potterhead que sou quis ir logo à Estação de King's Cross e não me apercebi que, ao contrário dos pontos turísticos anteriores, este ficava realmente longe do centro. Demorei praticamente 1h neste trajecto (ia fazendo algumas paragens para fotos ou observar esquilos nos parques), o que de autocarro ou de metro (deixei os links no primeiro post) seria apenas 15 ou 20 minutos.
Porém, não me arrependo nada do que fiz porque a Estação de St. Pancras (mesmo ao lado de King's Cross) foi dos edifícios mais imponentes e genuinamente bonitos que já vi. As fotos que tirei não lhe fazem mesmo jus. Já a estação de King's Cross tem então uma loja dedicado ao universo mágico criado por J. K. Rowling e têm a oportunidade de tirar uma fotografia a atravessar a plataforma 9 e 3/4 ou até de imprimirem a vossa carta de admissão em Hogwarts.





Depois da caminhada exaustiva e baba deitada no chão da loja da plataforma 9 e 3/4, dei este dia de exploração como terminado lanchando no "Costa" à saída da estação.



Espero que a minha experiência vos ajude, quer seja a planear uma visita ou a matar saudades desta bela capital europeia.


Com amor,
A Marquesa

(Outras partes do Guia a Londres: Um)

2 comentários:

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)