quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Catarina na Terra do Sol Nascente - Curiosidades sobre o Japão

 Sei que já se passaram três semanas desde o meu regresso do Japão e que vos tinha prometido posts sobre a viagem. Tal como o Jon Snow (desculpem, ainda não me convenci de que esta temporada acabou verdadeiramente) eu sou uma pessoa de palavra e, mesmo tardando, cá estou.
 Sempre que se viaja, mesmo dentro do nosso país, fascinam-nos os costumes do local, a história e o modo de estar dos habitantes. Porém, o Japão foi o país mais culturalmente distante do meu a que já fui, por isso fiquei fascinada com milhentas coisas.
 Venho aqui partilhar algumas:

Coexistência de religiões
No Japão praticam-se maioritariamente duas religiões, o Xintoísmo e o Budismo. A primeira é a mais antiga e originária do Japão, em que se acredita em vários deuses (de elementos naturais) e se preza por respeitar a natureza, honrar os antepassados e procurar a pureza de espírito. As correntes de pensamento desta religião influenciam muito a conduta de vida japonesa, daí achar importante referi-la. O Budismo foi trazido mais tarde pelos chineses, mas também se encontra enraízado na cultura e vêem-se os bonitos templos em todo lado. O mais especial? As duas religiões coexistem. É normal ver um pequeno templo xintuísta ao lado de um budista e até altares das duas diferentes religiões na mesma casa. As pessoas comuns aplicam tradições e rituais tanto de uma como de outra.
Santuário budista Heian
Alfabeto
E se eu disser que, em japonês, pode haver até quatro maneiras diferentes de escrever o mesmo? Têm um alfabeto fonético, mas também existem caracteres que significam uma única palavra (como árvore, mulher...) ou a combinação destes para outra. Para além disso, ainda existe outro tipo de "letra" que usam quando se tratam de estrangeirismos.


Numeração

Para contar (um, dois, três...) usam a nomenclatura japonesa, mas para dizerem a quantidade de algo (um chá, por favor) é usado o mandarim.
Em japonês

Superstição
O número quatro é um número de azar porque dito em japonês é semelhante à palavra morte. Esta superstição é tão levada a sério que, por exemplo, em alguns parques de estacionamento a numeração salta este número. Pisar os limites dos tatamis também dá azar, segundo a nossa guia.

Táxis
O tipo de condução pode ser semelhante à de cá, mas tudo o resto não. Ninguém utiliza Uber porque os motoristas são atenciosos, o táxi está limpo, as portas abrem e fecham automaticamente e a viagem não é cara.
Todos os estofos tinham esta espécie de "naperon" branquinho, achamos que para mostrar a limpeza do táxi.


Respeito
É um dos valores mais presentes nos japoneses. Seja o respeito pelos mais velhos, pela natureza e pelas outras pessoas. As filas eram estranhamente ordeiras e eram raros os caixotes de lixo na rua, porque toda a gente leva simplesmente o lixo para casa.

Sanitas
É das partes mais engraçadas, juro. Por um lado, algumas casas-de-banho públicas são "japanese style", ou seja, são um buraco no chão, mas com instruções e uma pega para se segurarem enquanto fazem o que têm a fazer agachados.
 Por outro, magia! As sanitas modernas têm assentos aquecidos, e um painel com botões que vos permite escolher repuxos e em que zona do vosso corpo querem que eles incidam para se lavarem, som de água a correr para vos ajudar e a intensidade do autoclismo. 


Gostaram destas pequenas curiosidades?

Com amor,
Catarina

2 comentários:

  1. Cagar à campeão deve ser bué fixe!
    E bué fixe toda a gente se dar txill!

    Your master;
    <3

    ResponderEliminar
  2. Que curiosidades tão engraçadas! Não fazia ideia!

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)